Qual curso tem que fazer para ser dermatologista

O que trata o dermatologista?

Compartilhar no facebook Compartilhar no google Compartilhar no twitter Compartilhar no linkedin

A Dermatologia é a especialidade médica que é voltada ao estudo, ao diagnóstico e tratamento das doenças que envolvem a pele, membranas mucosas, cabelos, pêlos e unhas dos adultos e crianças. Entenda o que trata o dermatologista

A formação do médico dermatologista implica em uma apurada especialização, através da denominada residência médica ou estágio em instituição de ensino qualificada e autorizada (pelo Ministério da Educação e Cultura e/ou Sociedade Brasileira de Dermatologia) para aplicá-la.

O que é preciso para se tornar um dermatologista?

A uma vaga para cursar residência médica é pleiteada por médico já formado no curso de medicina (seis anos), por meio de concurso público em Hospital habilitado para programa de residência médica (com bolsa de estudo remunerada e duração mínima de dois anos). Atualmente, a título de informação, no Brasil a cada seis médicos diplomados, apenas um é aprovado em concurso para vaga de residência médica, devido ao número excessivo de recém-formados e o menor número disponível de vagas para especialização. Outra modalidade de especialização é o estágio, oferecido por Hospitais também habilitados, em geral, com acesso por exame de admissão, contudo sem remuneração.

A residência médica em Dermatologia tem como pré-requisito a exigência de ter-se concluído previamente dois anos de residência médica em Clínica Geral (Clínica Médica). Após admissão por concurso o médico residente em dermatologia deve cumprir pelo menos dois anos em dedicação integral no aprendizado da especialidade. Neste programa de especialização é treinado para estar apto a exercer a clínica geral dermatológica, a cirurgia dermatológica, hansenologia (estudo da hanseníase ou lepra), doenças sexualmente transmissíveis, alergia cutânea, histopatologia (estudo da biópsias da pele), micologia médica (estudo dos fungos de interesse médico) e cosmiatria (cuidados e procedimentos para manutenção da pele em seu estado de normalidade).

Após a conclusão do programa de residência médica o médico é orientado a submeter-se ao exame para obtenção do TÍTULO DE ESPECIALISTA EM DERMATOLOGIA [aplicado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em convênio com a Associação Médica Brasileira (AMB)].

Segundo o Conselho Federal de Medicina são consideradas áreas de atuação da Dermatologia e suas sub-especialidades a Dermatologia Clínica, Cirurgia Dermatológica, Hansenologia e a Cosmiatria.

Mais informações consulte o site da SBD Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Mais vistos

Newsletter

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.