Como acabar com as espinhas nas costas
Quem nunca teve uma espinha? Esse problema é comum na adolescência, mas quando se estende para a fase adulta causa vários transtornos, principalmente quando aparece nas costas. Mas, não se preocupe, é possível eliminá-las, saiba como nesse artigo.
As espinhas são inflamações causadas pelo entupimento dos poros, o que obstruiu a passagem da gordura. Elas podem surgir em qualquer faixa etária, devido a fatores externos e mudanças hormonais.
As costas é uma área propícia para o surgimento de espinhas, normalmente junto aos ombros, onde há diversas glândulas sebáceas. Além de causar erupções cutâneas e desconforto, às vezes, num grau mais avançado, podem inchar e doer.
Espinha nas costas: causas
Quem tem pele oleosa e cravos está mais propenso a desenvolver espinha nas costas. No entanto, segundo dermatologistas, alguns fatores são determinantes para o aparecimento delas.
- Cabelos longos em contato com as costas podem estimular as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo. A situação piora quando os fios estão com algum produto que tenha óleo em sua composição.
- Os raios solares também estimulam o seu desenvolvimento, devido ao aumento da oleosidade da pele, por isso use sempre filtro solar.
- A dificuldade para ensaboar as costas durante o banho também favorece o aparecimento, isso porque a oleosidade aumenta quando o local não é bem limpo. A dica é usar uma escova para lavar as costas ou pedir para alguém fazer isso por você.
- Espinhas maltratadas podem resultar em acne, que se espalham deixando sequelas que dificultam a remoção.
- A alimentação inadequada também pode causar espinhas. Procure beber muita água e ingerir alimentos que contenham vitamina A, E e C, nas frutas cítricas e folhas verdes você vai encontrar esses nutrientes.
Tratamento para espinhas nas costas
Se você tem tendência a desenvolver espinhas procure realizar um tratamento periódico, por exemplo, fazer a limpeza da pele com sabonete anti-acne diariamente no banho (os mais indicados são aqueles com ácido salicílico e enxofre em sua composição).
Faça também esfoliação nas costas usando um produto específico, pelo menos uma vez por semana.
Os medicamentos tópicos a base de ácido tem efeito anti-inflamatório, sendo que em alguns casos, é indicado tratamento com laser.
É importante não espremer a espinha, pois isso pode causar manchas e cicatrizes na pele.
Tônicos anti-acne vendidos em farmácias também podem ajudar na prevenção.
Além disso, use sempre filtro solar e não deixe de consultar um dermatologista para realizar um tratamento adequado para o seu problema.
Cuide da sua pele
Agora que você já sabe o que causa as espinhas nas costas, tente evitar sua proliferação mantendo a higienização da pele, além de outras precauções, como por exemplo, evitar blusas apertadas. Outra dica é conter o suor na região procurando banhar-se com frequência e secar com uma toalha limpa.
Procure um dermatologista e invista num tratamento para acabar de vez com esse problema. Quando os cuidados são tomados desde a puberdade fica mais fácil combater as indesejáveis espinhas nas costas.