Quem tem pressão alta pode tomar chá de gengibre

Quem tem pressão alta pode tomar chá de gengibre?

Uma dúvida muito comum entre os pacientes é: quem tem pressão alta pode tomar chá de gengibre? A seguir, vamos explicar essa relação e revelar se pode ou não ser consumido por pessoas com essa condição. Confira!

Afinal, quem tem pressão alta pode tomar chá de gengibre?

Sim, quem tem pressão alta pode tomar chá de gengibre! Ao contrário da crença popular, esse alimento não aumenta a pressão. Aliás, por ter compostos fenólicos pode auxiliar na redução dos níveis da pressão.

Além disso, o gengibre possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que facilitam a dilatação e o relaxamento dos vasos sanguíneos.

Infográfico gengibre
Propriedades do gengibre

Por essa razão, o gengibre também ajuda a prevenir trombose, AVC e problemas cardiovasculares, como aterosclerose e infarto.

No entanto, o alimento pode causar queda na pressão, portanto deve ser usado sob orientação médica. Além disso, a raiz pode interagir com outros medicamentos.

O consumo em excesso de gengibre, de mais de 2 gramas por dia, pode causar sensação de queimação do estômago. Outros sintomas comuns são diarreia, enjoo, dores ou indigestão.

Algumas pessoas podem apresentar reação alérgica, como dificuldade para respirar, coceira pelo corpo e inchaço da língua, lábios ou garganta. Nesses casos, é preciso procurar um pronto atendimento mais próximo o quanto antes.

Benefícios do gengibre para a pressão

Como falamos anteriormente, quem tem pressão alta pode tomar chá de gengibre. Isso porque essa raiz oferece inúmeros benefícios para a pressão alta, dentre eles:

• Reduz a inflamação dos vasos sanguíneos;
  • Diminui os danos provocados pelos radicais livres;
  • Diminui a sobrecarga no coração.

Além disso, por ter ação anticoagulante, é capaz de melhorar o fluxo do sangue, protegendo artérias e vasos sanguíneos.

Para aproveitar os benefícios dessa raiz é indicado consumir 2 gramas na sua forma natural, seja ralada ou no preparo de chá.

Inclusive, a raiz fresca possui mais benefícios que o gengibre em pó ou em cápsulas. Então, veja como preparar um chá de gengibre.

Ingredientes

1 cm de raiz de gengibre cortada em rodela ou ralada;

1 litro de água fervente.

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque a água e o gengibre e deixe ferver por 5 a 10 minutos. Em seguida, retire o gengibre para consumir. Você pode dividir a bebida em 3 ou 4 doses e consumi-las ao longo do dia.

Outra opção é substituir a raiz por uma colher de chá de gengibre em pó.

Há contraindicações?

Como visto, quem tem pressão alta pode tomar chá de gengibre, porém existe algumas contraindicações, principalmente para quem usa medicamentos.

• Anti-hipertensivos: a interação da raiz com esses medicamentos pode causar queda de pressão e alterações nos batimentos cardíacos.
  • Anticoagulantes: pode aumentar o efeito dos remédios e causar sangramento ou hematomas.
  • Antidiabéticos: causa diminuição brusca do açúcar no sangue, levando a sintomas de hipoglicemia, como tontura, confusão ou desmaio.

Além disso, pode ter interação com alguns anti-inflamatórios, o que aumenta as chances de sangramento. Então, se você possui pressão alta, converse com o seu médico antes de consumir o chá de gengibre.