Cuidados com o bronzeamento artificial
Nessa época do ano onde o calor começa a ser mais forte, muitas pessoas chegam a ficar horas embaixo do sol para se bronzear. Mas há também quem prefira o método artificial de bronzeamento.
Nesse caso as pessoas se submetem a sessões, geralmente em clínicas de estética, de uso de uma máquina de
bronzeamento artificial que emite raios UVA. Você sabe se esse procedimento é seguro e quais os cuidados você deve ter ao realizá-lo?
De modo geral, quando se trata de motivos estéticos o bronzeamento artificial não é o mais recomendado, a potência dos raios UVA que essas máquinas soltam é tão alta que algumas sessões podem desencadear o câncer de pele.
O grande argumento dos defensores do bronzeamento artificial é de que como a pele não fica vermelha após o procedimento é mais seguro do que o bronzeamento convencional. Mas isso não é verdade, o que acontece é que a substância responsável por causar vermelhidão na pele é o raio UVB, que está presente em quantidade mínimas nas câmaras bronzeadoras, mas isso não significa que a pele não está sendo agredida e prejudicada.
Mas calma, porque as câmaras bronzeadoras não são as vilãs. É comum em casos de vitiligo, por exemplo, dermatologistas recomendarem o uso dessas máquinas. Como o propósito é outro, o tempo de exposição, potência do raio UVA e intervalo entra as sessões muda para que o processo tenha resultado positivo no tratamento.
Tipos de bronzeamento artificial
· Jet Bronze
· Bronze Natural
· Bronzeamento Caseiro
· Bronzeamento Natural Com Fita
Agora para quem quer se bronzear, mas não pode se expor ao sol ou não consegue, qual a opção segura? É o autobronzeador. Esses produtos são cremes ou loções que substâncias que provocam reação química na pele, mas não estimulam a produção de melanina. Ou seja, ao invés de bronzear realmente, esses produtos apenas tingem a pele. Apesar de não causarem mal algum, é importante ver se você não tem alergia a algum ingrediente da composição. As recomendações de aplicações e manuseio devem ser seguidas conforme orientação do fabricante.
Bom, agora que você já sabe um pouco mais sobre as alternativas na hora de se bronzear, faça-o com cuidado. E nunca se esqueça do protetor solar.
Procure sempre a orientação de um médico dermatologista.