feridas no couro cabeludo

Feridas no couro cabeludo: Pode ser sinal de dermatite seborreica

Ao notar feridas no couro cabeludo, a primeira recomendação é procurar um dermatologista. Isso porque são inúmeras as doenças que podem causar esse problema, entre elas temos a dermatite seborreica.

Trata-se de uma inflamação crônica, que geralmente se manifesta por meio de lesões avermelhadas e coceira intensa, podendo causar feridas no couro cabeludo.

Também conhecida como seborreia e caspa, a dermatite seborreica é uma inflamação cutânea caracterizada pela presença de escamas brancas e amareladas com aspecto oleoso.

Fatores de riscos

A Dermatite Seborreica ocorre quando o processo de renovação das células do couro cabeludo diminui, levando ao rápido desprendimento de células da pele, que ficam juntas para formar flocos visíveis.

Este processo tem sido associado a muitas causas, tais como: stress físico ou emocional, alterações hormonais, má alimentação ou ingestão de álcool, fadiga, baixa temperatura, uso de certos tipos de medicamentos, bem como o excesso de oleosidade na pele.

Sintomas

Os sintomas se desenvolvem gradualmente e podem variar de paciente para paciente. Mas, no geral provocam lesões avermelhadas com descamação e coceira, perda de cabelo, descamação, feridas no couro cabeludo e oleosidade.

Complicações

Na maior parte dos casos, a dermatite seborreica causa caspa e uma leve coceira, mas existem também casos em que há a formação de grandes placas inflamatórias por baixo dos fios de cabelo que geram prurido intenso e necessitam tratamento.

Diagnóstico

Não existe nenhum tipo de teste específico para o diagnóstico da dermatite seborreica. De fato, o dermatologista muito provavelmente irá identificar o problema apenas com uma avaliação visual e o histórico do paciente.

Em alguns casos, quando não há certeza apenas com isso, ele pode enviar uma dessas escamas para análise laboratorial, a fim de compreender a composição da mesma e detectar possíveis microrganismos que podem estar causando a irritação.

Tratamentos

O tratamento mais utilizado para combater a dermatite seborreica é o uso de shampoo especialmente formulados que não só ajudam a remover as escamas da pele, mas também impedem que a pele escamosa volte a formar-se.

Eles devem incluir qualquer um dos seguintes princípios activos; Climbazole, Piroctona Olamina, Polidocanol, agentes anti-inflamatórios tais como o ácido salicílico e resorcina, minerais tais como o zinco ou o sulfureto de selénio, ou antifúngicos tais como o cetoconazol.

Em casos graves, um dermatologista pode prescrever um antifúngico ou loções que contêm corticosteróides antiinflamatórios.

No geral, o tratamento é focado no controle da condição, não em sua cura. Isso porque existem casos em que há remissão total dos sintomas, enquanto em outros precisa-se tomar cuidados a vida inteira.

De qualquer forma, existem muitos produtos no mercado destinados ao alívio dos sintomas. Alguns vêm em forma de shampoos e tônicos capilares, outros são pomadas e cremes mais propícios para uso em outras partes do corpo.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato comigo!