Dermatologista em Jundiai: saiba quando agendar sua consulta

A dermatologia é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico e prevenção de doenças relacionadas à pele, pelos e mucosas. A seguir, vamos explicar melhor sobre a área médica para que você saiba quando marcar a sua consulta com um dermatologista em Jundiaí. Boa leitura!

O que é dermatologia?

A dermatologia é a área médica responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas. Hoje em dia, existem mais de 3 mil doenças dermatológicas que afetam a pele de crianças, adultos e idosos.

Sendo assim, o dermatologista atua no diagnóstico e orienta sobre cuidados gerais, a fim de solucionar problemas estéticos e manter a saúde da pele. Dentre as condições mais comuns, podemos citar: vitiligo, alergias, acne, psoríase, queda de cabelo, hanseníase, câncer de pele, entre outros.

A especialidade também é responsável pela atuação em procedimentos médicos estéticos, cirúrgicos e oncológicos.

Além disso, o profissional é habilitado para tratar doenças nas mucosas, com afecções na boca, lábios, gengiva, língua e área genital.

Quando procurar um dermatologista em Jundiaí?

A consulta com um dermatologista em Jundiaí é indicada para pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos. Geralmente, a primeira consulta é agendada devido a algum tipo de alteração na pele, seja estética, alérgica, infecciona, entre outras.

Outra questão bastante comum que pode indicar a necessidade de agendar uma consulta com o médico é a queda de cabelo constante. O especialista também é responsável por lesões nos lábios, gengivas, bochecha, língua e na região genital.

Logo, qualquer alteração na pele, cabelo, mucosas ou unhas pode ser motivo para agendar a sua consulta. Para entender melhor, veja algumas das principais doenças tratadas pelo especialista.

Acne

Conhecida popularmente como espinha, a acne é um problema de pele bastante comum, especialmente na adolescência. A condição nada mais é do que um distúrbio inflamatório, que acomete a face, tórax e as costas.

Durante a consulta, o dermatologista irá investigar as principais causas e indicar o tratamento ideal para cada paciente. Além disso, será responsável por tratar as lesões e cicatrizes provocadas pela acne.

Câncer de pele

O dermatologista também é o responsável por orientar sobre os cuidados para evitar e prevenir o câncer de pele.

Os principais tipos da doença são o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma. Diante desses quadros, o especialista irá indicar quais cuidados adotar e com quais sintomas se preocupar.

Além disso, poderá atuar junto ao oncologista para o tratamento da doença.

Queda de cabelo

Uma das queixas mais comuns nos consultórios dermatológicos é em relação à queda de cabelo. Embora seja comum, pode ter relação com diversos fatores, com estresse, ansiedade, doenças sistêmicas, desequilíbrios hormonais, entre outros.

Quanto antes o caso foi diagnosticado, mais fácil será o tratamento. Aliás, com o avanço da tecnologia, hoje é possível fazer o controle da queda e até recuperar os fios perdidos.

Alergias

Em geral, as alergias se manifestam com quadros de vermelhidão e coceira. Dentre os tipos mais comuns, podemos citar dermatite atópica, disidrose, eczema asteatósico, eczema, dermatite seborreica ou dermatite de contato.

O acompanhamento médico é essencial para identificação do agente causador do quadro. Dessa forma, é possível fazer o controle do distúrbio e recuperação.

Psoríase

A psoríase é uma doença de pele inflamatória que afeita pessoas de todas as idades. Além da pele, o distúrbio pode atingir as unhas, couro cabeludo e as articulações.

O quadro pode surgir devido a diversos fatores, como estresse, medicamentos, frio e infecções. Por isso, o tratamento é individualizado e deve ser orientado por um dermatologista.

Foliculite

A foliculite é uma infecção nos folículos pilosos, que leva ao surgimento de bolinhas avermelhadas, podendo apresentar produção de pus.

A condição pode surgir devido ao uso de roupas justas, tecidos sintéticos, depilação, entre outros. Por isso, o dermatologista em Jundiaí irá analisar o quadro, diferenciar de outros sintomas e indicar o melhor tratamento.

Micoses

As micoses são doenças infecciosas causadas por fungos e podem ser transmitidas pelo contato entre pessoas ou uso de objetos compartilhados.  

Geralmente, aparecem nos pés, virilhas e unhas. Já o tratamento se baseia em mudanças de hábitos e uso de medicamentos antifúngicos específicos.

Rosácea

A rosácea é uma doença crônica, cujos principais sintomas são vermelhidão, pele seca e sensível, vasinhos aparentes, pápulas e rubores repentinos.

A condição exige cuidados especiais ao longo da vida, o que inclui uso de cremes e sabonetes adequados. Além disso, o dermatologista também pode indicar medicamentos via oral e tratamentos a laser.

Melasma

O melasma é um distúrbio que leva ao aparecimento de manchas acastanhadas no rosto, colo e braços. Geralmente, está relacionada ao aumento do estímulo a melanócitos, que são as células responsáveis pela produção do pigmento da pele.

O tratamento pode incluir o uso de clareadores tópicos, peeling químico, dentre outros procedimentos realizados no consultório do dermatologista em Jundiaí.

Unhas

Nas unhas, os sintomas mais frequentes são alterações na coloração e na textura, que podem indicar diversas condições. Além disso, o dermatologista também pode avaliar unhas fracas, quebradiças, descamando ou quebradiças.

Verrugas virais

Essa condição é causada pelo vírus HPV. Geralmente, o quadro é facilmente reconhecível, marcado pelo aparecimento de pápulas de superfície esbranquiçada e áspera.

As verrugas podem aparecer em qualquer parte do corpo e em pessoas de diversas faixas etárias. Além disso, é facilmente transmissível pelo contato. O tratamento dependerá de diversos fatores, que serão avaliados pelo dermatologista.

Além desses quadros, o especialista pode avaliar suor com odor desagradável ou excessivo, excesso de pelos em homens e mulheres, queimaduras de sol, além de queixas estéticas.

Cuidados estéticos

Como falamos acima, o dermatologista é responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção de diversas doenças relacionadas à pele. Mas, além disso, também atua com queixas estéticas.

Nesses casos, o profissional busca identificar o seu tipo de pele e indicar os cuidados mais adequados, além de orientar o tratamento tópico.

O especialista também pode realizar procedimentos como depilação a laser e remoção de tatuagens. Também poderá indicar e realizar procedimentos estéticos, seja para celulite, estrias e gordura localizada. Além disso, pode indicar tratamento para prevenir o envelhecimento da pele.

Sendo assim, poderá realizar tratamentos como microagulhamento, preenchimento com ácido hialurônico, toxina botulínica, peelings, entre outros.

Entendeu a importância desse especialista para o cuidado e prevenção de diversas doenças? Agende agora a sua consulta com um dermatologista em Jundiaí.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.