Minoxidil para queda de cabelo funciona?

Hoje em dia, existem muitas informações na internet sobre o Minoxidil, mas será que esse tratamento para queda de cabelo realmente funciona? Quais são os cuidados a serem tomados ao utilizar este produto?

O Minoxidil é um produto muito polêmico. E é possível encontrar várias receitas, na internet, dizendo o quanto ele é milagroso e que funciona muito bem. Mas, precisamos conhecer a verdade científica sobre esse produto.

Uso inicial do Minoxidil

Inicialmente, o Minoxidil foi utilizado como uma droga para pressão alta, devido ao seu efeito vasodilatador, que fazia com que os vasos se dilatassem, abaixando a pressão. Contudo, foi observado que o uso da substância provocava o crescimento de pelos no corpo. E por causa desse efeito colateral, o produto foi retirado do mercado na apresentação via oral e começou a ser utilizado topicamente.

Um fato interessante é que vários produtos, hoje, utilizados para tratamento capilar, como a Finasterida, por exemplo, tiveram origem acidental, ou seja, não foram desenvolvidos com o propósito de realizar tratamentos capilares. Foi o efeito secundário que propiciou que esses produtos fossem utilizados para a tricologia.

Como funcionamento o tratamento com Minoxidil?

Muitas pessoas conhecem o Minoxidil como Rogaine, nome de sua versão americana, vendido nas farmácias, na solução de 5%. Ele tem uma função de prolongamento da fase anágena, fazendo com que o fio sobreviva mais tempo e fique mais grosso, combatendo então a miniaturização do folículo que acontece na alopecia androgenética.

É muito importante salientar, também, que muitas pessoas sofrem um efeito reverso, quando começam a usar o Minoxidil, notam a queda capilar. Isso acontece porque, geralmente, existem fios que estão na fase anágena (fase de crescimento) e outros que estão na fase telógena, ou seja, na fase de queda.  

O Minoxidil, inicialmente, pode fazer com que ocorra o fenômeno do shedding capilar, fazendo com que os fios que estejam na fase telógena caiam. Mas, enquanto isso acontece, novos fios, na fase anágena, crescem. Portanto, essa queda inicial provocada pelo Minoxidil, não representa um problema, pois, na verdade, a loção está eliminando aqueles fiozinhos que não iam crescer mais.

Também, é importante dizer que o efeito do Monoxidiil no cabelo não é imediato. Os primeiros resultados começam a aparecer de quatro a seis meses de uso, apresentando um efeito satisfatório com um ano de utilização do produto. Lembrando que qualquer tratamento para o cabelo, requer um tempo de cuidados, pois o cabelo cresce de maneira gradual.

Muitas pessoas aplicam o Minoxidil diretamente no cabelo, porém esse uso não é apropriado. O correto é aplicar o produto no couro cabeludo para que possa ocorrer a vasodilatação e, assim, a loção estimular o crescimento do cabelo.

Para quais tratamentos o Minoxidil é indicado?

Muita gente acredita que o Minoxidil trata todo tipo de queda de cabelo, porém isso não é verdade. Existem doenças capilares em que o tratamento com o produto não gera eficácia. Por isso, caso o indivíduo esteja com algum problema de queda de cabelo ou o cabelo esteja ficando ralo, é muito importante procurar um médico tricologista, que vai realizar o diagnóstico correto do quadro do paciente e indicar a medicação mais adequada para o tratamento.

Existem vários tipos de doenças em que o uso do Minoxidil não funciona, contudo, muitas pessoas ainda compram o produto pela internet ou, até mesmo, nas farmácias e o usam por conta própria.

Caso essas pessoas tiverem algum tipo de inflamação ou alergia a algum componente da medicação, pode ocorrer a piorar do quadro de queda de cabelo. Ou pode ocorrer o efeito contrário, como o crescimento de pelos na face, principalmente em mulheres.

Aplicação do Minoxidil

A aplicação do Minoxidil deve ser realizada à noite, deixando o produto agir no local, durante as horas de sono. Na manhã seguinte, basta lavar o cabelo e passar o dia sem o produto.

Todavia, é de suma importância procurar um médico tricologista para realizar o diagnóstico correto do problema, pois somente profissional especializado é capaz de indicar o melhor tratamento para cada caso.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.