visagista

Visagismo: Como deve ser feita a escolha da coloração dos cabelos

Além do tipo de corte ideal é importante saber escolher a tonalidade adequada para cada tipo de cabelo e o visagismo é capaz de ajudá-lo (a) nessa etapa.

Isso porque, um dos processos do visagista é fazer a análise de coloração pessoal para identificar quais as cores que melhor favorecem, ou seja, que te deixa com um aspecto mais saudável, iluminado, rejuvenescido e harmonioso.

Mas, afinal como é feita a escolha da coloração no visagismo?

A princípio, o visagista realiza um teste onde a pessoa deve estar sem maquiagem alguma, com um avental e toquinha de cor neutra, sob uma luz natural.

A partir disso, o profissional de visagismo começa fazer testes de tonalidades sobrepostas no colo perto do rosto e assim analisar o efeito das cores em sua pele.

Coloração pessoal e visagismo

A escolha da coloração é baseada em uma série de fatores e o primeiro passo é analisar a temperatura da pele que pode ser quente, fria ou neutra.

O próximo passo é observar o contraste, que pode ser baixo, médio ou alto. Ao analisar o contraste que uma cor de cabelo vai te proporcionar é uma das melhores formas de escolher uma nuance ou técnica de coloração que combine com você.

Afinal, ele corresponde à diferença entre as cores. Preto e branco, por exemplo, é uma combinação com contraste alto, enquanto azul claro e lilás, por mais que sejam cores diferentes, têm um contraste baixo porque são igualmente suaves.

Esse é um critério geralmente usado por cabeleireiros visagistas e consultores de estilo para determinar quais tonalidades vão deixar o visual harmônico.

Lembrando que não existe uma regra universal sobre qual contraste é melhor, isso porque cada pessoa vai combinar com um grau diferente, e todas são livres para experimentar opções variadas.

No entanto, vale a pena conhecer alguns critérios que facilitam a decisão. O contraste pode ser baixo, quando as cores tem intensidades próximas, alto, quando são bem distantes, e médio, que são as combinações intermediárias.

Na prática, isso pode ser observado de várias formas: pele clara com cabelo platinado; pele escura com cabelo preto e pele amarelada com cabelo dourado são exemplos claros de contraste baixo, enquanto pele clara com cabelo preto com pele escura com mechas claras podem gerar um contraste maior.

É importante também considerar a cor das sobrancelhas, que ficam no meio do rosto então fazem toda a diferença no contraste. Observe se são escuras, claras, bem marcadas ou mais ralas; quando mais perceptíveis forem os fios, mais importante é escolher uma cor de cabelo que esteja em harmonia com eles.

Depois do processo de coloração dos cabelos, o visagista analisa o formato do rosto, a estatura e biótipo físico, para fazer um corte que mais harmonize com a pessoa.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.