Saiba para o que serve e como usar o microagulhamento
O tratamento de microagulhamento auxilia na remoção de cicatrizes de acne, no disfarce de manchas e outras cicatrizes, suavização de rugas e linhas de expressão, por meio de uma instigação natural causado por microagulhas que passam nos poros da pele e estimulam a forma novas fibras de colágeno, dando mais firmeza e sustentação à pele.
Existem duas maneiras de realizar este tratamento, com o uso do Dermaroller, que é um aparelho manual ou com o DermaPen que é automático.
O procedimento pode provocar um pouco de dor ou algum desconforto no caso de utilizar agulhas maiores que 0.5 mm, assim sendo recomendado o uso de pomada anestésica antes do tratamento ser feito. Já agulhas menores não necessitam desse cuidado.
É possível fazer o microagulhamento em casa
O procedimento de microagulhamento pode ser feito em casa com o equipamento adequado com agulhas de 0,3 ou 0,5 mm e seguir os devidos passos:
– Limpar a pele
– Passar pomada anestésica por cerca de 30 a 40 minutos antes de iniciar
– Retirar totalmente o anestésico da pele
– Utilizar o rolo por todo rosto, em sentido horizontal, vertical e diagonal. Uma dica é começar pela testa, seguir para o queixo e finalizar nas bochechas e perto dos olhos
– Após passar o rolo por toda face, o ideal é limpar o rosto com algodão e soro fisiológico
– Na sequência, é indica a aplicação de um creme ou sérum.
Quando utilizado o roller, é comum a pele ficar avermelhada, diminuindo a irritação da pele assim que é lavada e recebe a loção cicatrizante.
Ao longo do tratamento é importante o uso de filtro solar todos os dias para evitar que a pele manche, além de ser fundamental deixar a pele limpa e hidratada. Após o microagulhamento ser feito, não é aconselhável usar maquiagem nas próximas 24 horas.
Qual a finalidade do microagulhamento
O procedimento de microagulhamento estimula a produção de colágeno de modo natural, permitindo remover cicatrizes causadas pela acne ou pequenas feridas de forma definitiva, gerar o rejuvenescimento da pele, diminuindo as rugas e linhas de expressão, principalmente próximas aos olhos, glabela e sulco nasogeniano, o clareamento de manchas na pele e a eliminação de estrias.
O dermatologista também pode indicar a utilização do dermaroller para o tratamento da alopecia, doença que causa perda de pelos do corpo e cabelos do couro cabeludo.
O funcionamento do microagulhamento
Com o microagulhamento, as agulhas penetram a pele gerando pequenos ferimentos e avermelhamento, o que estimula de forma natural a renovação da pele através da produção de colágeno.
O recomendado é começar o tratamento com agulhas de cerca de 0,3mm e, caso haja necessidade, aumentar para agulhas de 0,5 mm, especialmente se o procedimento está sendo feito no rosto.
Se o propósito é eliminar estrias vermelhas, cicatrizes antigas ou cicatrizes de acne profundas, o microagulhamento deve ser realizado por um profissional que poderá utilizar agulhas maiores, com 1, 2 ou 3 mm.
Quando não fazer o microagulhamento
O microagulhamento é contraindicado em casos de acnes ativas junto com espinhas e cravos, infecção devida herpes labial, uso de remédios anticoagulantes como heparina ou aspirina, pessoas com histórico de alergias a pomadas anestésicas locais, com Diabetes mellitus não controlada, se estiver em processo de radioterapia ou quimioterapia, com doença autoimune, câncer de pele. Com isso, é recomendado passar com um dermatologista antes de fazer o tratamento.