Como acabar com melasma

O melasma ou hipercromia facial, as comumente conhecidas como manchas na pele, são lesões de coloração acastanhada que acometem face, colo e braços principalmente. Após o verão com aqueda da temperatura a procura nos consultórios dermatológicos aumenta em busca de tratamentos para este problema. Destacamos neste post as melhores soluções para acabar com melasma, esta mancha no rosto que tanto incomoda as mulheres.

As manchas no rosto podem ser vistas em homens ou mulheres, mas a incidência maior continua sendo no sexo feminino.

O melasma é considerada uma doença crônica da pele, pode ser controlada levando a impressão de cura realmente.

Melasma no rosto

Estão relacionadas ao uso de anticoncepcionais (Pílulas, DIU de mirena, adesivos), gravidez, exposição solar excessiva, causas hormonais (terapia de reposição pós menopausa), ainda são fatores importantes os genéticos e doenças a tireóide.

O processo acontece porque existe uma produção exagerada de melanina pelos melanócitos, células da pele que produzem o pigmento. Este pigmento em excesso se fixa na epiderme e derme e saber em que área é mais prevalente é essencial para se decidir o tratamento a ser usado.

Tratamentos para acabar com melasma

Cada tipo de melasma demanda um tipo de tratamento diferente, mas é essencial o uso de FPS, para evitar estimulo e piora do aspecto da mancha (escurecimento). Hoje em dia existem filtros solares em bastão, em pó, fluídos com ou sem base corretiva, para todos os tipos de pele, não há mais desculpa para não usá-lo.

Ativos orais que bloqueiam a produção e fixação de melanina.

Peelings

Diversos ativos ácidos são clareadores e inibidores da produção de melanina.

Saiba neste post tudo sobre peeling.

O preferido dos dermatologistas é o ácido retinóico, seguro e eficaz, o paciente vai para casa com o produto e o retira de 6-12 hs após. São necessárias de 4-6 sessões e ás vezes a combinação com outros ácidos é realizada.

Laser

Hoje em dia, usa- se principalmente o QS que trata a hipercromia em nível celular com pouca produção de calor e menor risco de piora da lesão posteriormente. Devem ser realizadas de 3-6 sessões.

IPL

Também pode ser usado em manchas senis e sardas, tratam também pequenos vasos da pele e produzem um pouco de colágeno. São necessárias em média 3 sessões.

É fundamental entender que o Melasma é uma doença crônica, e seu tratamento deve ser contínuo, tal como uma diabetes ou hipertensão que deve ser tratada e controlada para evitar sua evolução, que muitas vezes acarretam problemas psicológicos e de relacionamento nos pacientes.