Como tirar o amarelado da unha
Tirar o amarelado das unhas pode ser simples, caso seja apenas uma mancha causada por esmaltes escuros, como falaremos a seguir.
Mas primeiro, é preciso investigar se trata de algo mais grave, como uma doença.
O enfraquecimento da unha pode ser causado por alguns motivos, e um deles é o próprio excesso de zelo pela beleza.
As unhas precisam de descanso e quando ela está sempre com esmaltes, pode resultar no seu enfraquecimento, deixando-as amareladas, fracas e descascadas.
Outro motivo do enfraquecimento é a genética. Quando se herda unhas com espessura mais fina ou então a falta de vitaminas B e D no organismo.
Algumas doenças como alterações na tireóide ou anemia, também podem refletir nas unhas, deixando-as fracas e sem vida.
Algumas também apresentam pequenas manchas brancas e elas são causadas durante a sua formação, quando entra um pouco de ar e aquele pedaço na unha descola. Mas a mancha branca vai acompanhando o crescimento da unha e some depois de cortada.
E por fim, a unha também fica com o aspecto amarelado quando está com micose, que deve ser tratada o mais rápido possível. O que diferencia a micose, é que além de amarelada, a unha fica mais espessa e porosa por dentro, soltando pequenas massas brancas.
Como tirar o amarelado da unha
Quando a unha amarelada é resultado do uso de um esmalte escuro e existe a necessidade de clareá-las para poder utilizar um esmalte claro, bastar esfregar um algodão molhado em água oxigenada antisséptica, 10 volumes, que irá limpá-la profundamente.
Contudo, se as unhas estão amareladas sem ser resultado de um esmalte escuro e que continua crescendo quebradiça, é extremamente importante consultar um dermatologista que irá examinar a saúde da unha para constatar ou não se á algo mais grave, como uma micose ou outra doença.
Nunca se esqueça de que a unha também é parte viva do corpo humano e que está em constante crescimento, por isso é importante cuidar dela também.
Com relação à falta de vitaminas no organismo, alguns alimentos deixam as unhas mais fortes como: bananas, carnes, vegetais verdes folhosos, cereais, ovos, peixes e frutos do mar.
O excesso de vezes que a lava ou a limpeza da casa pode depositar muitos produtos químicos, como álcool, detergente e sabão, que deixam a unha fraca. Outro fator ruim, é a baixa umidade do ar, que as deixam ressecadas, junto com a pele e cabelos.
É importante deixá-la alguns dias sem esmalte e nesse período utilizar óleo fortalecedor, para recurar a queratina da unha que fica ressecada com o uso de muito esmalte e acetona.
Uma boa dica é utilizar removedor de esmalte à base de óleo que irá ressecar menos.
Caso não possa ficar sem esmalte, sempre o remova um dia antes de ir à manicure para que as unhas tenham pelo menos essas horas de descanso.
Nesse período sem esmalte, também é importante aplicar, massageando, o mesmo creme hidratante que passa no corpo.