Como evitar que a unha encrave

Como tratar a unha encravada

Em casos em que a unha está levemente encravada, uma forma de tratar é levantando o canto da unha e colocar um pequeno pedaço de algodão ou gaze entre unha e pele, fazendo com que a parte encravada descole da pele e desencrave. Entretanto, em situações nas quais a área ao redor da unha está vermelha, com inchaço e pus, pode ser necessário a utilização de uma pomada antibiótica para solucionar o problema, de preferência prescrita pelo médico.

Leia o post:
Como tirar o amarelado da unha

Pedicures ou podólogos podem desencravar a unha, utilizando bisturi, tesoura fina de ponta reta ou um alicate próprio para cortar as bordas da unha encravada. Em algumas circunstâncias, uma pequena cirurgia precisa ser realizada para que desencrave.

o que fazer com unha encravadas
Exemplo de unha encravada

Fazendo tratamento caseiro para unha encravada

Existem pessoas que preferem desencravar a unha levemente encravada e inflamada em sua própria casa, para isso, a pessoa deve ficar com o pé ou a mão em que está o problema de molho em um recipiente com água morna ou quente, por volta de 20 minutos. Buscar levantar o canto inflamado com uma pinça e inserir um fio dental, um pedacinho de algodão ou gaze para manter a unha elevada, trocando diariamente, sempre após deixar o local de molho por 20minutos. Em caso de dor ao levantar a unha, o recomendado é usar uma pomada anestésica no local, e se após a colocação do algodão ou gaze a dor persistir, um analgésico e anti-inflamatório pode ser tomado.

Já quando a unha está muito encravada, com inflamação e pus, dificultando caminhar, o melhor a fazer é procurar um podólogo, enfermeiro ou dermatologista para desencravar o local. Dessa maneira, o procedimento é feito corretamente e sem nenhum risco.

O que não deve fazer com a unha encravada

Quando a unha já está encravada, não se deve cortar a parte afetada, cortar fazendo um V ou colocar um curativo apertado. Todas essas coisas podem piorar o encravamento ou aumentar as chances de encravar novamente depois de um tempo.

o que não fazer quando a unha encravar
Resolver problemas de unhas encravadas

Quando ir ao médico com a unha encravada

Você deve procurar um médico dermatologista por conta da unha encravada quando há diabetes, a unha está tão inflamada e com pus que não é possível mexer nela, o dedo estiver com muito inchaço ou de uma forma que a circulação aparenta estar presa. Da mesma forma que se houver lesões na área atingida ou apresentar sinais de má circulação sanguínea.

Como tratar a unha encravada com pus

Um dermatologista deve analisar a unha encravada com pus, para que possa tratar da melhor forma, geralmente através de pomadas antibióticas que irão tratar a infecção primeiro, depois cortará a unha. Além disso, o médico pode optar por levantar a unha e colocar um algodão ou gaze, até mesmo cortar os cantos para remover as partes encravadas.

Quando é melhor fazer uma cirurgia para a unha encravada

A opção pela cirurgia para unha encravada se dá quando o encravamento é frequente e os tratamentos não surtem efeito, ainda mais em casa de surgimento de carne esponjosa no local. Sendo assim, é dado uma anestesia local e retira-se parte da unha. Em alguns casos, o médico pode colocar um ácido, como o nitrato de prata, que irá afetar um pedaço da unha encravada.

Como evitar que as unhas encravem

Como prevenção para as unhas encravadas, o ideal é cortá-las de maneira reta, tanto nas laterais, quanto na parte superior, não utilizar sapatos muito apertados, fazer a troca de meias diariamente.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.