Conheça mais sobre a dermatite seborreica (caspa)
A dermatite seborreica, mais conhecida como caspa, mas que também pode ser identificada como seborreia ou eczema, se caracteriza por lesões avermelhadas que descamam e coçam. Essa enfermidade tem manifestações em partes do corpo onde a produção de óleo pelas glândulas sebáceas é maior ou mesmo pela presença do fungo Pityrosporum ovale.
Seus principais locais de surgimento são no couro cabeludo, sobrancelhas, barba, perto do nariz, na parte de trás e interna das orelhas, no peito, nas costas e nas dobras da pele como axilas, virilhas e embaixo dos seios. Em bebês, é chamada de crosta láctea, e se caracteriza por ser uma placa gordurosa que segue o couro cabeludo, porém ela também pode surgir na área das fraldas.
Quais as causas da dermatite seborreica
A aparição da dermatite seborreica não é totalmente conhecida, entretanto sabe-se que mudanças hormonais, estresses, clima seco, frio e alterações repentinas na temperatura ajudam a aumentar os casos.
Os sintomas da dermatite seborreica
Seus sintomas apresentam lesões avermelhadas que geram descamação e coceira variando a intensidade com o que cada um ocorre. Na parte do couro cabeludo, tal descamação é capaz de soltar e cair em pequenos pedaços, assim levando ao que costumeiramente chamamos de caspa.
O tratamento para a dermatite seborreica
A seborreia não possui um tratamento com cura permanente. Mesmo assim, alguns medicamentos para pele e couro cabeludo possibilitam o controle dos sintomas.
Dicas de prevenção a dermatite seborreica
Ter caspa não é problemas com higiene ou mesmo uma indicação de que o cabelo irá sofrer quedas. Além disso, existem produtos que podem controlar o surgimento, para isso é indicado que procure a orientação de um dermatologista.
Outra recomendações são para que evite o consumo de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, procure não tomar banhos muito quentes, deixar o corpo bem seco antes de se vestir, pois a umidade pode ser uma das razões que geram as lesões, dê prioridade a roupas que não retenham suor, buscar ter controle de estresse e ansiedade, remova todo xampu e condicionador dos cabelos após a utilização.
Nos bebês, procure passar óleo mineral na cabeça antes da remoção da crosta láctea, faça a troca de fraldas com frequência, assim evitando que o contato da fralda úmida com a pele possibilite o surgimento das erupções cutâneas.