foliculite

Foliculite decalvante: Confira alguns tipos de tratamentos

A princípio, a inflamação se manifesta como pápulas foliculares avermelhadas que evoluem para pequenas “bolhinhas” com pus (aquele líquido cremoso, de cor amarelada) no interior.

Embora qualquer pessoa possa desenvolver a foliculite decalvante, certos fatores tornam a pessoa mais suscetível à condição, incluindo: doenças que diminuem a imunidade como: diabetes, leucemia crônica, AIDS, além de pacientes que apresentam acne ou dermatite ou usam medicamentos, como cremes de corticoide ou terapia antibiótica em longo prazo e estão acima do peso, entre outros.

Tipos de tratamentos para foliculite decalvante

Tratamento a laser

A remoção foliculite decalvante com laser tem sido muito utilizada, que visa controlar a inflamação e estabilizar o quadro. Quanto antes tratada, maior a chance de se evitar a cicatriz inestética com área de alopecia definitiva.

O método tem a função de eliminar os folículos pilosos, e consequentemente os pelos, evitando os problemas inflamatórios. Nesse tipo de tratamento, o aparelho é regulado na intensidade de luz exata para acabar com o bulbo capilar e, assim, remover todos os pelos.

De início, eles começam a crescer em um maior espaço de tempo e em menor quantidade, até que sejam definitivamente extintos. Como cada indivíduo tem suas particularidades, o processo é gradual e diferente para cada um.

Cabe ressaltar que, o laser tem um efeito satisfatório desde as primeiras aplicações, principalmente nos casos da foliculite. A diminuição dos pelos, conseguida logo no início, já reduz o processo inflamatório, o que é um grande alívio para quem sofre com o problema.

No geral, o tratamento a laser apresenta excelentes resultados já nas primeiras sessões e um período entre cada uma pode variar para cada paciente.

Esse tipo de tratamento para foliculite decalvante não há mais exceções quanto aos tipos de peles que podem se submeter ao processo: de cútis claras a negras, há equipamentos no mercado que suprem as necessidades de todos, sem causarem manchas ou queimaduras.

Tratamento terapêutico

Dependendo do caso da foliculite decalvante, é indicado o uso de pomadas anti-inflamatórias e até mesmo a intervenção com antibióticos — tópicos ou injetáveis — se necessário.

Dessa maneira, os sintomas podem ser controlados gradativamente, e a pessoa pode recuperar a sua rotina normalmente, sem o risco de passar pela perda definitiva dos cabelos.

Cabe ressaltar que, o uso de antibióticos sistêmicos (via oral) costuma ser o tratamento mais eficaz associado a cuidados de higiene local como uso de loções antissépticas tópicas. A depilação a laser pode ser uma boa opção terapêutica para essa patologia em casos de recidivas frequentes das lesões.

Peeling corporal e facial

Outro aliado do tratamento da foliculite é o peeling corporal e facial. Alguns têm características secativas que contribuem para a redução e controle da inflamação. Eles também auxiliam no combate à proliferação bacteriana e deixam a pele mais lisa e macia.

Lembrando que antes de saber qual o tratamento para foliculite decalvante é o mais indicado, o primeiro passo é marcar consulta com um dermatologista, que irá avaliar o grau da foliculite decalvante.