Intradermoterapia capilar: Saiba tudo sobre essa técnica
Ultimamente, anda preocupado com a grande perca dos fios de cabelo?! Isso por ser resultado de diversas causas que vão desde fatores externos a genéticos e tem tratamento: a intradermoterapia capilar.
No entanto, para saber se a técnica é recomendada para seu caso, a recomendação é procurar por uma dermatologista que poderá diagnosticar os motivos da queda de cabelo excessiva e falar sobre o tratamento e a quantidade de sessões a serem realizadas.
Dentre as principais causas da queda de cabelo, podemos citar: alterações hormonais, uso de antidepressivos, infecções, doenças sistêmicas causadas por vírus ou bactérias, diabetes, doenças degenerativas, pós-parto ou pós-cirúrgico. Além de fatores externos: como exposição ao cloro, vento, calor, uso de secadores, chapinha ou penteados que exigem uma tensão maior dos fios, dentre outros.
E um método muito utilizado no consultório dermatológico é a intradermoterapia capilar, também conhecida como mesoterapia, a técnica consiste na aplicação por meio de agulhas finas e curtas (corte italiano) que contêm medicamentos, aplicadas na região capilar.
No geral, trata-se de um método minimamente invasivo eficaz e duradouro, já que permite que a medicação aja diretamente no local, evitando passar pelo sistema digestivo e circulatório, como acontece com as medicações via oral.
O objetivo desse tipo de tratamento capilar é promover a vasodilatação, o fortalecimento dos bulbos capilares e o crescimento de novos fios. A aplicação de substâncias por meio de agulhas estimula os folículos a produzirem novos fios e é um tratamento indicado tanto para homens quanto para as mulheres.
Benefícios da intradermoterapia capilar
- Um procedimento simples, que se bem indicado e feito da maneira correta não traz riscos à saúde do paciente;
- Não há necessidade de repousar após cada sessão, podendo retomar sua vida normalmente;
- Não tem intervenção cirúrgica nem recuperação longa e dolorosa após o procedimento;
- É um método efetivo, seguro e com resultados visíveis;
Intradermoterapia capilar: técnica indicada tanto para homens quanto mulheres
Dentre as principais causas da calvície masculina estão a alopecia androgenética, que por sua vez é causada pelo hormônio masculino e atrofia o folículo do pelo e a alopecia areata, motivada por uma reação autoimune ou predisposição genética que pode ser desencadeada pelo estresse.
Normalmente, os primeiros sinais da alopecia nos homens podem aparecer entre 17 e 23 anos, período em que as falhas começam a aparecer perto da testa e depois no topo da cabeça e a partir daí a intradermoterapia capilar por ser indicada.
Já nas mulheres, o estilo de vida moderno com exposição maior à carga de estresse, tensão e ansiedade, fizeram os casos de alopecia feminina aumentar.
Sabemos que no período da menopausa é comum a queda de cabelos nas aumentar, devido os níveis de estrogênio caírem. Nas mulheres, os cabelos ficam mais finos e rarefeitos, sobretudo no topo da cabeça e em casos mais avançados, o couro cabeludo pode tornar-se visível.
Diante de tais situações, a intradermoterapia capilar também é considerado um tratamento eficaz.