O que é o álcool 70 e como ele é usado?
O álcool 70 é o desinfetante mais comum e utilizado na fabricação de produtos farmacêuticos, hospitais, salas limpas e eletrônicos ou dispositivos médicos. Diferentes soluções, graus de pureza, concentrações e tipos de álcool produzem propriedades benéficas de limpeza e desinfecção quando aplicadas corretamente; ou consequências perigosas quando usadas incorretamente.
Porque o álcool 70 é mais eficaz no controle microbiano?
O álcool isopropílico, particularmente em soluções entre 60% e 90% de álcool com 10 a 40% de água purificada, é rapidamente antimicrobiano contra bactérias, fungos e vírus. Quando as concentrações de álcool caem abaixo de 50%, a utilidade para a desinfecção cai acentuadamente. Notavelmente, concentrações mais altas de álcool não geram propriedades bactericidas, virucidas ou fungicidas mais desejáveis.
A presença de água é um fator crucial na destruição ou inibição do crescimento de microrganismos patogênicos com álcool isopropílico. A água atua como catalisador e desempenha um papel fundamental na desnaturação das proteínas das membranas celulares vegetativas. As soluções IPA de 70% penetram mais completamente na parede celular, que permeia toda a célula, coagula todas as proteínas e, portanto, o microorganismo morre. O conteúdo extra de água diminui a evaporação, aumentando o tempo de contato com a superfície e aumentando a eficácia. Concentrações de álcool isopropílico acima de 91% coagulam proteínas instantaneamente. Consequentemente, é criada uma camada protetora que protege outras proteínas da coagulação adicional.
Soluções> 91% do IPA matam bactérias, mas às vezes exigem tempos de contato mais longos para a desinfecção e permitem que os esporos permaneçam inativos sem serem mortos. Nesta análise, uma solução de álcool isopropílico a 50% mata o Staphylococcus Aureus em menos de 10 segundos ( pág. 238 ), mas uma solução a 90% com um tempo de contato de mais de duas horas é ineficaz. Alguns desinfetantes matam esporos com tempos de exposição que excedem 3-12 horas, que são classificados como esterilizantes químicos.
Onde comprar álcool 70
- Farmácias
- Lojas especializadas em produtos cirúrgicos
- Lojas especializadas em área médica e hospitalar
Por que não usar concentrações mais altas de álcool isopropílico (91%)?
Por que não usar concentrações mais altas de álcool isopropílico (91% +)?
O álcool isopropílico a 70% mantém os principais requisitos para uso como bactericida em salas limpas ou instalações médicas, mas também para fins gerais. As soluções de 70% IPA / 30% de água produzem menos vapor e odor, reduzindo assim os riscos de fumaça ou combustão tóxica. Quando o álcool isopropílico reage com o ar, a luz e o oxigênio, forma peróxidos instáveis que aumentam a probabilidade de explosão, especialmente quando aquecidos com alumínio. A volatilidade do IPA aumenta com o tempo de armazenamento e a concentração de álcool, especialmente quando exposto à luz por vários anos após a abertura. 70% do IPA não é apenas menos inflamável, mas também oferece um preço mais econômico para limpeza geral e desinfecção de grandes superfícies. Da mesma forma, os álcoois de alta umidade evaporam mais lentamente e aumentam o tempo de contato sem secar imediatamente.