Saiba todos os detalhes por trás da harmonização facial

Como o próprio nome já diz, a harmonização facial é um procedimento que visa equilibrar os traços do rosto, trazendo um aspecto harmônico e balanceado.

Com a deterioração do colágeno e das fibras elásticas e a redução de qualidade e quantidade de ácido hialurônico no organismo, os contornos faciais, volume de água e gordura de pele são perdidos. Esse processo resulta em uma pele com rugas, flacidez e um aspecto irregular.

Para aqueles que desejam recuperar o volume facial e dar um aspecto mais jovial ao rosto, a harmonização facial é o procedimento perfeito. Isso porque, a técnica utiliza de preenchedores à base de ácido hialurônico, capaz de realizar a reposição do volume facial perdido.

Aliás, você sabia que existe um conjunto diverso de procedimentos que entram na cadeia da harmonização facial e se aplicam dentro da própria Odontologia? A área da saúde ortodôntica responsável por esses tratamentos estéticos se chama Odontologia Estética e está cada vez mais procurada no mercado:

Harmonização Facial e Odontologia

A Odontologia Estética na Harmonização Facial é responsável pelo conjunto de procedimentos estéticos que têm por principal objetivo trazer um aspecto harmônico e funcional do sorriso junto a boca e a face.

Deve-se ter em mente que tudo se complementa. Os dentes complementam o sorriso, que complementa a boca, que complementa os músculos da face, e assim por diante. Daí, pode-se ter uma visão aprofundada na busca do equilíbrio funcional e estético do rosto como um todo.

Com o passar dos anos, o conceito de harmonização facial têm ganhado cada vez mais credibilidade dentro da ortodontia. Isto porque, a exigência estética por parte dos pacientes, visando atingir determinados padrões de beleza, é cada vez maior. E a odontologia estética por sua vez, têm correspondido a essas expectativas e exigências, sempre trazendo novos recursos, produtos e procedimentos.


Principais procedimentos de harmonização facial

Os procedimentos são diversos e atuam cada qual em uma região específica do rosto de acordo com as necessidades estéticas do paciente em questão. Estes, se enquadram em preenchimentos, paralisias musculares, entre outros. Dentre os principais, podemos citar:

  • Toxina botulínica: Atua na paralisia do músculo impedindo seu movimento. Assim, previne rugas e trata as já existentes. Também pode ser utilizado em tratamentos de bruxismo e sorriso gengival.
  • Preenchimento facial: Auxilia no volume e contorno do rosto;
  • Preenchimento labial: Dá volume aos lábios e mantém o formato existente;
  • Preenchimento das orelhas;
  • Preenchimento de malar (maçãs do rosto);
  • Preenchimento de mandíbula;
  • Preenchimento de mento (queixo);
  • Preenchimento de sulco naso-labial (bigode chinês);
  • Preenchimento sulco naso-geniano: Indicado para quedas entre os lábios, queixo e bochechas;
  • Preenchimento de linhas de marionete: Traz sustentabilidade a parte inferior da face;
  • Biomateriais indutores de colágeno: Esses bioestimuladores auxiliam na melhoria da flacidez cutânea dos sinais de envelhecimento, trazendo a harmonia do contorno facial do paciente;
  • Laserterapia;
  • Lipoplastia facial: Conhecida como bichectomia, é uma técnica de remoção de corpo adiposo para se conseguir um perfil mais afinado e magro, tornando o rosto definido;
  • Lip Lift: Cirurgia de correção dos lábios que visa o rejuvenescimento perioral;
  • Redução enzimática de papada: A aplicação de enzimas auxilia na redução do volume de gordura localizada na região;
  • Fios de sustentação facial PDO: Eliminam a flacidez e ajudam no combate ao envelhecimento.

Vale ressaltar que somente o ortodontista estético será capaz de avaliar as imperfeições do rosto e, junto ao desejo do paciente, escolherá o procedimento mais adequado que supra todas as necessidades e exigências de melhorias estéticas.

Outros tratamentos da Odontologia Estética

Existem diversos tratamentos que visam melhorar e aperfeiçoar o sorriso das pessoas. Estes, se enquadram em procedimentos da Odontologia Estética. Alguns dos mais visados por pacientes em geral são:

Clareamento dentário

Capaz de devolver o aspecto branco dos dentes, o clareamento dentário é um procedimento simples e indolor que devolve a cor natural do sorriso ao paciente, este que conforme os anos, tende a ficar com um aspecto mais amarelado e sem brilho.

O ortodontista utiliza de produtos à base de peróxido de hidrogênio para realizar o tratamento. Estes produtos removem a cor escurecida dos dentes.

Para aqueles que querem optar por este tipo de tratamento, peça para o seu odontologista lhe mostrar alguns resultados de procedimentos que ele realizou anteriormente. Vendo fotos de um clareamento dental a laser antes e depois, por exemplo, você terá uma noção melhor de resultados e se estes suprem as suas expectativas.

Lente de contato dental

A lente de contato dental se caracteriza por uma faceta ultra fina de porcelana aplicada sobre a superfície do dente com o intuito de cobrir manchas, melhorar a forma de dentes desgastados e auxiliar no fechamento de espaços entre os dentes. Todos esses fatores são contribuintes para a melhoria da estética do sorriso do paciente e de sua auto estima.

Elas são indicadas para correções sutis no sorriso e podem ser aplicadas em um só dente, ou em vários, variando com o grau de complexidade de cada caso. O tratamento por sua vez, é realizado em poucas sessões.

A durabilidade varia de acordo com os cuidados de cada paciente, porém, se bem cuidadas, junto com uma higienização adequada e idas periódicas ao consultório, as lentes de contato podem durar anos.

Implante dentário

Esse procedimento é a opção mais indicada para aqueles que desejam repor um ou mais dentes da arcada dentária. Se consiste em um pino de titânio que é fixado no osso da mandíbula ou da maxila por meio de um procedimento cirúrgico.

A função do implante é substituir a raiz do dente perdido para que assim, sirva de suporte para um dente artificial.

O implante é capaz de restabelecer tanto as funções estéticas do sorriso, quanto as funções mastigatórias dos dentes. Sendo um aliado crucial ao bem-estar e qualidade de vida dos pacientes que optam por este tipo de tratamento.

Para aqueles que desejam ter uma noção de preços, pergunte ao seu ortodontista quanto custa um implante dentário em seu consultório, assim, você já terá uma base orçamentária para a realização do procedimento.

Deve-se ter em mente que independente de qual for o procedimento odontológico em questão, contar com um profissional qualificado e competente é um fator crucial. Só assim, você obterá bons resultados de acordo com aquilo que deseja alcançar.

Este conteúdo foi produzido por Victoria Mechenas, redatora na empresa Vue Odonto

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.